terça-feira, 29 de março de 2011

Paulo Emílio, Eisenstein e a Baixa Augusta

Li 2 textos de Paulo Emílio recentemente: um sobre eisenstein e outro sobre "cinema e prostituição". Não quero resumir as idéias ali contidas em poucas linhas, pois isso seria um trabalho de "resenha" desnecessário ao mundo e que em todo caso ficaria mal feito, dada a dinâmica de rapidez que pauta a escrita de um blog como esse aqui.

Mas quero deixar registrado UMA coisa que apreendi da leitura dos 2 textos: o ir ao cinema tem a mesma natureza de uma ida a um puteiro.

No texto sobre o mestre russo, Paulo Emílio compara "O Encouraçado Potenkin" a "Outubro". Ele deixa claro que se trata de duas obras máximas do cinema, portanto, a comparação não é valorativa, mas sim, qualitativa (sobre natureza, características).

Potenkin satisfaz as necessidades da maioria dos espectadores médios.

Outubro vira o jogo e exige destes mesmos espectadores uma postura à qual eles não estão habituados: ele desafia o espectador.

Num puteiro, seria como o cara entrar lá e, de repente, vê-se frente à frente a uma puta que exige muito dele, cliente, que está pagando pelo programa. Até acontece, mas vai contra a natureza do puteiro, certo?

Assim é com o cinema; vez ou outra surgem filmes que exigem muito do espectador, mas o fato é que a maioria não vê no cinema uma chance de elevação, mas apenas de simples descarga emocional instantânea, anônima e ficcional. Responsabilidade dos cineastas e da burguesia conservadora da qual a maioria descende, e não dos espectadores, que apesar das confortáveis poltronas e do ar condicionado são na verdade vistos como gado pelos donos do sistema e seus lacaios.

Cito Júlio Bressane quando, numa entrevista, disse que "os filmes antes estavam acima do espectador, e cabia a ele o desejo de subir, se aprimorar; hoje, os filmes desceram ao nível do espectador, e por vezes se colocam até abaixo dele!".

Antes de começar um filme, um cineasta deveria se perguntar: "sou uma putinha relaxada ou vamo faze direito esse bagulho?".

2 comentários:

  1. Eu particularmente gosto de filmes intrigantes e adoro filmes que me fazem querer ver denovo e q toda vez q eu vejo eu tenho uma sensação diferente e uma nova descoberta (tá ai pq eu gostei tanto de Black Swan e pq eu gosto tanto de clube da luta e amelie poulain, e por incrível q pareça, matrix) acho que são filmes bem feitos. Mas a maioria das pessoas vão ao cinema para não ter q pensar muito... como vc msm disse ali.. "descarga emocional instantânea".

    o cinema seria comparado a um puteiro por os dois lugares serem para a maioria das pessoas um lugar para realizar tais descargas emocionais sem muito esforço e ter prazer...

    Mas n posso deixar de dizer uma coisa: Eu gosto de cinema!!! Já o puteiro... (risos) acho que é um lugar para pessoas com falta de amor próprio!!! hehehehe

    ResponderExcluir